"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

"UMA MENTE EXPANDIDA PELO CONHECIMENTO JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL"

domingo, 17 de março de 2013

LILITH, A PRIMEIRA MULHER DE ADÃO

Muitos conhecem a história bíblica do Gênesis, Adão e Eva, entretanto poucos sabem que Eva não foi a primeira mulher de Adão, e sim Lilith.

Criada por Deus junto com Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, passando depois a ser descrita como um demônio.

“E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” Gênesis 1:27
Na Teogonia de Hesíodo, o titã Prometeu cria o primeiro homem em barro e lhe assopra vida, más necessita do fogo divino para a manter.
De acordo com a interpretação da criação humana no Gênesis feita no Alfabeto de Ben-Sira, entre 600 e 1000 d.C, Lilith foi criada por Deus com a mesma matéria prima de Adão, porém ela recusava-se a "ficar sempre por baixo durante as suas relações sexuais".
 
Ben Sira conta a história de Lilith para Nabucodonosor:

Depois que Deus criou Adão, que estava sozinho, Ele disse: 'Não é bom que o homem esteja só "(Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, da terra, como Ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilith. Adão e Lilith imediatamente começaram a brigar.

Lilith disse: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti?"

Quando Lilith percebeu que não seria ouvida, nem  tratada de maneira igual, ela pronunciou o Nome divino, 4 letras em hebraico YHWH, com isso ganhou poder e voou para longe.
Adão permaneceu em oração diante do seu Criador: "Soberano do universo! A mulher que você me deu fugiu!". Ao mesmo tempo Deus enviou três anjos para trazê-la de volta, sem sucesso.

A partir da negativa de Lilith, Deus cria uma segunda mulher, Eva.

E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Gênesis 2:23 (reparem no agora)

Após os hebreus terem deixado a Babilônia, Lilith perdeu aos poucos sua representatividade e foi limada do Velho Testamento.  

A palavra Lilith, do hebraico significa noite, logo foi associada a um demônio noturno, citada em Isaías.
"E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si." Isaías 34:14

Em  outra interpretação diz que ela (Lilith) juntou-se aos anjos caídos quando se casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilith tentou a Adão os fazendo cometer adultério.
Ela então passou a perseguir os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar. Outras histórias referem-se a ela como surgida das trevas ou como um demônio do mar e não como igual ao homem.
 

Mitologia Suméria

A imagem de Lilith, sob o nome Lilitu, apareceu primeiramente representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas na Suméria por volta de 3000 A.C. Muitos estudiosos atribuem a origem do nome fonético Lilith por volta de 700 A.C.
Primeira representação conhecida de Lilith

Na Suméria e na Babilônia ela ao mesmo tempo em que era cultuada era identificada com os demônios e espíritos malignos. Seu símbolo era a lua, pois assim como a lua ela seria uma deusa de fases boas e ruins. Alguns estudiosos a assimilam a várias deusas da fertilidade, assim como deusas cruéis devido ao sincretismo com outras culturas.


Mitologia Hebraica

A imagem mais conhecida que temos dela é a imagem que nos foi dada pela cultura hebraica, uma vez que esse povo foi aprisionado e reduzido à servidão na Babilônia, onde Lilith era cultuada, é bem provável que vissem Lilith como um símbolo de algo negativo. 
Vemos assim a transformação de Lilith no modelo hebraico de demônio. Assim surgiu as lendas vampíricas: Lilith tinha 100 filhos por dia, súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilims.
 Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas. Mas uma vez possuído por uma súcubus, dificilmente um homem saía com vida. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio.
 

Mitologia grega

Lilith é associada com a Deusa grega Hécate, "A mulher escarlate", uma Deusa que guarda as portas do inferno montada em um enorme cão de três cabeças, Cérbero, reino de Hades. Hécate, assim como Lilith, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.
 

Existem insinuações de que Lilith pode ter sido retirada da Bíblia durante o Concílio de Trento, a interesse da Igreja Católica, para reforçar o papel das mulheres como devendo ser submissas, e não iguais, ao homem.
 
Por isso em muitas culturas a mulher na verdade foi uma maldição dada aos homens, na versão Biblica, temos Eva, que seria perfeita para o homem, pois não teria as pretensões de Lilith. Eva que induz ou convence Adão a experimentar o  fruto da árvore do conhecimento, que causa a expulsão de ambos....
Na mitologia grega, temos Pandora, primeira mulher criada por Hefesto, a pedido de Zeus, feita com as melhores qualidades das deusas, entregue ao Homem como presente, juntamente com uma caixa (que continha todos os males da humanidade), a qual foi dada expressa ordem de não abrir, Pandora por curiosidade a abre e todos os males se espalham, ficando somente na caixa a esperança.
Era uma maldição de Zeus, em retalhação a Prometeu ter roubado o fogo divino para dar aos homens.
 
Assim surge o nosso machismo, dado a herança patriarcal, e aos mitos de que a mulher além de inferior, é a grande causadora dos males do mundo.

   

36 comentários:

  1. E por isso que quando discuto religião com um homem ele sempre bota essa abobrinha de adão e eva na conversa rsrs

    ResponderExcluir
  2. LILITH TODOS DEVERIAM CONHECE-LA.. PRINCIPALMENTE AS MULHERES,

    ResponderExcluir
  3. Já li lendas q dizem q mulheres subimissas são filhas de adão e eva , já as feministas são filhas de adão e lilith

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante.l Além de eu ser como a Lilith por conhecidência meu Pai se chama Adão. KKKKKKK...

      Excluir
    2. Interessante.l Além de eu ser como a Lilith por conhecidência meu Pai se chama Adão. KKKKKKK...

      Excluir
  4. wow gostei anonimo ee gostei muito ter conhecido mais sobre essa historia

    ResponderExcluir
  5. eu sou bem parecida com ela
    não aceito que ninguém me domine

    ResponderExcluir
  6. pois adoro ser propriedade do homem.. sou rrbelde so pra ter o gosto dele me dominar no final.. é muito prazeroso ser submissa.

    ResponderExcluir
  7. MEU DEUS, PIOR QUE O MEU APELIDO É INDOMÁVEL!!!

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. A história do mundo é fascinante,como a cultura de cada dispensação!!!

      Excluir
  9. Muito bom. É recomendável ver bom olhos para se obter um discernimento do que é comentado neste artigo.

    ResponderExcluir
  10. apesar de nao ter ouvido falar antes dessa lilithy ten muitas coisas que fazen muito sentido gostei vou estudar mais cada detalhe dessa historia

    ResponderExcluir
  11. apesar de nao ter ouvido falar antes dessa lilithy ten muitas coisas que fazen muito sentido gostei vou estudar mais cada detalhe dessa historia

    ResponderExcluir
  12. Moreno solteiro bonito e no atraso procura Lilith para uma trepada sinistra.

    ResponderExcluir
  13. As mulheres deviam ser assim.

    ResponderExcluir
  14. A igreja catolica omitiu lilith e Lucifer,aos poucos esse papa atual está contando as verdades, o vaticano tem um telescópio na antartica e o nome da lente do mesmo se chama Lúcifer, dizem que esse telescopio foi construido para monitorar o planeta Nibiru.

    ResponderExcluir
  15. tem lilith em todo canto

    tem lilith em todo canto





    ResponderExcluir
  16. Tem que ser bem retardado pra acreditar numa LENDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais das lendas? Adão e Eva ou Adão e lilith?

      Excluir
  17. Antes de conhecer essa historia de Lilith eu digo que as vezes eu via ela as noites e ate as vezes de dia me atacando. Em cada regiao ou pais ela se desfaçava e deusa ou demonio mulher usando varios tipos de nomes e aqui no Brasil ela é conhecida como pomba gira rainha. Facil.Entao podemos resumir que ela existe mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Uall gostei de tudo que li a muito tinha curiosidade de saber destas histórias

    ResponderExcluir
  19. Adorei a história de Lilith me sinto como ela. Que linda.

    ResponderExcluir
  20. NÃO A CONHECIA, MAS TENHO MTO DELA...DETESTO MULHERES SUBMISSA, GOSTO DE TER O CONTROLE SOBRE AS COISAS SEMPRE.SOU FILHA DE LILITH COM CERTEZA.RS

    ResponderExcluir
  21. Isso E heresia Deus não Fez a mulher submissa A Adão ambos tinham de ser obedientes mas a Eva era muito curiosa e inocente Adão Por ser feito primeiro tinha mas experiência a função. De Adão Era protege-la isso não. Fez dela submissa

    ResponderExcluir
  22. E distorções De textos isso não. Passa de mera lenda de mau gosto Adão Por ver sua adjutora com pé fora do jardim do Éden. Não. Suportou
    Em perde-la e acabou por colocar o segundo Pé fora do Éden

    ResponderExcluir
  23. Acredito nos mitos pq entendo que foram verdadeiros.
    Não conhecia a história de Lilith e vê-se que Eva e Lilith tem papeis antagônicos.
    Tudo nessa vida é duplo. A Luz e a Sombra. Temos que entender que todos nós temos os dois lados, isso e fato.

    O ideal e buscar a harmonia de ambos.

    Muito bom o texto.

    Obg!

    ResponderExcluir
  24. Acredito nos mitos pq entendo que foram verdadeiros.
    Não conhecia a história de Lilith e vê-se que Eva e Lilith tem papeis antagônicos.
    Tudo nessa vida é duplo. A Luz e a Sombra. Temos que entender que todos nós temos os dois lados, isso e fato.

    O ideal e buscar a harmonia de ambos.

    Muito bom o texto.

    Obg!

    ResponderExcluir
  25. Gosto das lilithianas me fascinam...Otima matéria...Parabéns!!!

    ResponderExcluir